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BSC – Balanced Scorecard: para quê?

In Balanced Scorecard on Setembro 15, 2006 at 5:50 pm

Balanced Scorecard (BSC) para quê?
por Jorge L. Caldeira

Qualquer momento de reflexão estratégica é, por si só, um passo em frente. Qualquer metodologia que promova a discussão, divulgação e acompanhamento da estratégia de uma forma recorrente é uma mais valia.

O BSC constitui actualmente uma poderosa metodologia para a comunicação, acompanhamento, medição e análise da estratégia de uma organização. Acresce ainda os ganhos inerentes ao alinhamento estratégico dos colaboradores. Ao transferir o negócio para elementos que possam ser medidos e simultaneamente associados à estratégia, torna-se possível, através de indicadores, avaliar o grau de cumprimento dos objectivos estratégicos, bem como apurar as causas do seu insucesso.

Antes mesmo de apresentar os objectivos desta metodologia de acompanhamento estratégico que mais interesse tem suscitado nos últimos anos, quer nas organizações privadas quer nas públicas, importa em primeiro lugar aceitar algumas premissas:

1ª O BSC vai ser aquilo que nós quisermos.
2ª A metodologia BSC deve ser adaptada à empresa e não a empresa à metodologia.
3ª O modelo BSC não é “Lei de Deus”. Dentro de uns anos haverá outro melhor.

Então, o que propõe o BSC?

Um modelo sistematizado para:

> Simplificar a estratégia;
> Ligar a estratégia ao orçamento anual;
> Comunicar a estratégia em toda a organização;
> Alinhar a organização com a estratégia;
> Medir a eficácia da estratégia.

Simplificar a estratégia – O BSC vai sistematizar toda a estratégica da empresa praticamente numa “única página” – Mapa scorecard – garantindo assim a simplificação do geralmente “pesado” e complexo documento estratégico que as empresas costumam produzir para explanação das linhas orientadoras da sua actividade no médio longo prazo. Importa referir que o BSC não tem por objectivo a definição da estratégia da empresa, mas sim sistematiza-la e eventualmente ajusta-la. Este ajustamento surge, numa primeira fase, com a implementação do BSC através das reflexões de sistematização da estratégia para a construção do mapa scorecard e, numa segunda fase, com o acompanhamento da performance estratégica e a consequente aprendizagem.

Ligar a estratégia ao orçamento anual
– A possibilidade de ligar, de forma coerente, as grandes orientações estratégicas com o detalhe do orçamento anual da empresa permitirá eliminar o gap comum à maior parte da empresas de colocar a estratégia num patamar inacessível e “desligado” da realidade de curto prazo da empresa. A ligação ao orçamento será a peça chave para uma melhor alocação de fundos fundamentada na priorização de iniciativas/acções com impacto concreto na estratégia.

Comunicar a estratégia em toda a organização – De que serve ter uma estratégia simples e objectiva, se a grande maioria dos colaboradores da empresa não a conhece? Como podem os colaboradores contribuir melhor para a concretização dos objectivos da empresa, se não os compreendem? A comunicação da estratégia a toda a organização vem colmatar estas falhas dando a conhecer a estratégia a todos os colaboradores.

Alinhar a organização com a estratégia
– As vantagens inerentes de ter uma empresa com todos os seus colaboradores orientados na mesma direcção são óbvias. O valor acrescentado que surge numa empresa com estas características só pode ser conseguido se houver espaço para que os colaboradores possam, de facto, participar no processo de implementação e acompanhamento do BSC. A não identificação dos colaboradores com os objectivos estratégicos da empresa será o primeiro sinal de desalinhamento e consequente quebra de performance estratégica.

Medir a eficácia da estratégia
– A metodologia BSC pressupõe um acompanhamento periódico à execução da estratégia. Este acompanhamento, geralmente com frequência trimestral, permite que no curto prazo a empresa possa comparar a sua performance com as metas previamente definidas. Só desta forma poderá reflectir e compreender como está a evoluir no cumprimento dos seus grandes objectivos estratégicos e, eventualmente, tomar as medidas necessárias para garantir a sua concretização e/ou proceder a ajustamentos da estratégia decorrentes da aprendizagem gerada no processo ou mesmo de alterações do mercado.

O BSC pode vir constituir um instrumento de clarificação dos resultados para todos.